2 de dezembro de 2009

ENTENDENDO O QUE É DESERTO?

"E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos." (Dt.8.2)

Sempre que falamos de deserto, pensamos em um lugar em que não temos recursos, nos sentimos sós e perguntamos também: "porque estamos aqui? Será que Deus não poderia me tratar de outra forma?"

Deserto não é um lugar de punição e reprovação. Não significa rejeição, mas preparo divino. "Eis que vou adiante, mas não está ali; volto para trás, e não o percebo; procuro-o à esquerda, onde ele opera, mas não o vejo; viro-me para a direita, e não o diviso. Mas ele sabe o caminho por que eu ando; provando-me ele, sairei como o ouro." (Jó 23.8-10).

Um sintoma muito comum que se manifesta no deserto é que parece não acharmos a Deus. Para aqueles que obedecem a Deus, o deserto não é lugar de derrota: Jesus, mesmo fraco e faminto derrotou a satanás com a Palavra de Deus.

Outros aspectos importantes do deserto:

1. Deus nos expõe eliminando nossas impurezas (Pv. 25.4)
Quantas vezes achamos  que Deus não nos ama quando somos expostos de alguma forma, mas pare e pense quantas vezes Deus falou com você sobre essa área de sua vida e você não deu ouvidos, não deu a devida atenção. Dói muito se expor.

2. Testar nossas reações espontâneas (Tg. 1.3-4)
Domínio próprio. Precisamos aprender a amortecer choques; não podemos ser escravos das circunstâncias.

3. Tester nossa obediência em longo prazo
Como é importante manter a visão que Deus compartilhou conosco. Perseverança produz caráter e caráter perseverança. Deus não é intolerante nem perfeccionista. O mais importante da vitória é mantê-la!

Devemos entender que estar no deserto é apenas um tempo para sermos treinado por Deus. O processo é doloroso, muitas vezes, leva muito tempo, mas quando olhamos o belo resultado, vemos que tudo valeu a pena.

(Extraido do livro 'Quando Deus me pediu as sapatilhas')

Nenhum comentário:

Postar um comentário